Cidades – Mosteiro São Bento

Mosteiro de São Bento
Mosteiro de São Bento

A Ordem Beneditina chegou em São Paulo em 1598 e receberam como doação por parte do Capitão-Mor Jorge Correia duas Sesmarias, onde criaram a Abadia e a Capela que foi dedicada a São Bento, implantadas nas terras mais altas, entre as águas do Anhangabaú e do Tamanduateí, abrangendo de um lado até o Vale do Anhangabaú e do outro, até a atual 25 de Março.  Foram ao todo 4 obras arquitetônicas, que sucederam ao longo do tempo até chegar a este complexo arquitetônico, tal como conhecemos nos dias de hoje.

Foi em entre 1910 e 1912 quando São Paulo passava por grande processo de urbanização, que o mosteiro foi crescendo e em 1910 deu início à construção do novo complexo. A construção compõe-se do estilo da escola artística de Beuron, projeto de Richard Berndl – Professor da Universidade de Munique. É também desta época a decoração interna em estilo Beuronense,  trabalho do beneditino belga Dom Adelberto Gressnigt. A Basílica só foi consagrada em 1922. Nesta época foram instalados os sinos e o relógio, tido como o mais preciso de São Paulo.

Atualmente o mosteiro abriga a Basílica de Nossa Senhora da Assunção, o Mosteiro de São Bento, com cerca de 40 monges enclausurados e o Colégio São Bento, onde funciona a escola de ensino infantil até o ensino médio e a faculdade de filosofia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s