Cidades – detalhe da torre da Igreja de Santo Antônio

igreja de santo antonio praça do patriarca
Igreja de Santo Antonio no Largo do Patriota

A Igreja de Santo Antonio que se encontra na Praça do Patriarca, hoje divide o cenário urbano do centro da cidade de São Paulo com diversos ouros edifícios de diferentes épocas: o Edifício Sampaio Moreira de 1924, o Edifício Matarazzo de 1930, o Othon Palace Hotel de 1954, o Edifício Barão de Iguape de 1959 e o pórtico de cobertura da praça de 2002, projeto de Paulo Mendes da Rocha.

O primeiro registro que se tem desta igreja barroca construída em taipa de mão é de 1592, considerada uma das mais antigas da cidade de São Paulo. Originalmente chamada de Confraria de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos, passou por uma grande reforma em 1717, e posteriormente em 1891 devido ao primeiro incêndio. Em 1899, a Prefeitura intimou a Irmandade a providenciar a demolição e a reconstrução da torre e da fachada, em virtude do alinhamento da Rua Direita. As obras só foram concluídas em 1919 e incluíram uma reforma geral do templo. Em 1991 uma outra reforma, devido a um segundo incêndio.

Foram muitas as reformas que alteraram a originalidade do templo, que ganhou reconhecimento histórico pelo Condephhat em 1970. Desde 2005 as obras de restauro na igreja tem revelado pinturas e talhas originais encobertas, que tem sido recuperadas, revelando a originalidade desta obra que é uma referência na história da cidade de São Paulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s